Veja como corrigir o Erro 0x803f8001 da Windows Store
O erro 0x803f8001 geralmente ocorre quando o download ou atualização de um aplicativo da Windows Store falha. Os motivos podem ser desde um simples erro de atualização até um vírus.
Para corrigir o erro você pode utilizar, na ordem apresentada estas 5 maneiras de resolução.
01 – Limpar o cache da Windows Store
Para limpar o cache, faça o seguinte:
- Inicie o Executar pressionando [Ctrl] + [R].
- Digite o comando
wsreset.exe
e pressione [Enter].
- Quando o prompt de comando e a Windows Store forem abertos, significa que o cache foi esvaziado com sucesso.
- Reinicie o computador, abra a Windows Store e baixe o aplicativo novamente.
02 – Redefinir a Windows Store
Se a limpeza do cache não funcionar, reparar ou redefinir o aplicativo da Windows Store pode ajudar
- Windows 10: Vá para Aplicativos nas configurações do Windows e selecione a Windows Store na lista. Vá para Opções avançadas e experimente primeiro o item Reparar . Se o erro persistir, selecione Redefinir .
- Windows 11: Abra as configurações do Windows com [Windows] + [i], vá para Aplicativo e para Aplicativos instalados . Agora vá para os três pontos e opções avançadas . Em Redefinir , selecione Reparar . Se o erro persistir, tente a opção Redefinir
03 – Reinstale a Windows Store
Se reparar ou redefinir o aplicativo não ajudar, tente reinstalar a Windows Store .
- Windows 10: Digite “PowerShell” na linha de pesquisa e clique com o botão direito em Windows Powershell e selecione Executar como administrador.
- Windows 11: Clique com o botão direito no ícone do Windows na barra de tarefas e selecione Terminal do Windows (Admin) .
- Digite o seguinte comando e depois [Enter]:
Get-AppXPackage WindowsStore -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode-Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}
- A Windows Store agora será reinstalada. Reinicie o computador e tente baixar o aplicativo desejado.
04 – Reinstale todos os aplicativos do Windows
Você pode tentar reinstalar todos os aplicativos do Windows pré-instalados .
- Abra o Windows PowerShell com direitos de administrador.
- Digite o seguinte comando e clique em [Enter]:
Get-AppXPackage -allusers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}
- Todos os aplicativos do Windows foram reinstalados. Reinicie o computador e tente baixar o aplicativo mais uma vez.
05 – Use as ferramentas SFC e DISM do Windows
Se o erro for causado por arquivos de sistema corrompidos do Windows, você pode repará-los com as ferramentas integradas do Windows SFC (System File Checker) e DISM (Deployment Image Servicing and Management) .
- Inicie o Prompt de Comando com [Ctrl] + [R], digite
cmd
e confirme com [Ctrl] + [Shift] + [Enter]. - Digite o comando
CMD sfc /scannow
e confirme clicando em [Enter]. - Se a verificação for bem-sucedida, reinicie o computador.
- Se o Windows não encontrar nenhum arquivo danificado, abra o Prompt de Comando novamente, digite os seguintes comandos um após o outro e confirme cada um com [Enter]:
DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth
DISM.exe /Online /Cleanup-image /Checkhealth
DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
- Reinicie e verifique se o aplicativo agora pode ser instalado.
Se nenhuma das soluções anteriores teajudar, você deve realizar uma verificação completa de vírus com um software antivírus confiável e atualizado para verificar se há vírus não detectados em seu sistema.
Espero ter ajudado !